sexta-feira, 25 de novembro de 2011

COOPERAÇÃO


O convívio com as diferenças e a construção de conhecimentos num ambiente escolar são favorecidos pelas atividades coletivas que devem ser bem estruturadas para que haja cooperação. Portanto, o papel do professor nesse processo é fundamental, pois através do seu planejamento pode direcionar, estimular e dinamizar o trabalho coletivo. O aluno deve saber que a apropriação do conhecimento é uma constante e precisa ser compartilhado. As mudanças nas práticas pedagógicas favorecidas pelo uso de novas tecnologias são aliadas nesse processo. Enfim, a cooperação favorece o conhecimento coletivo e assim uma aprendizagem significativa.

PROJETO DE APRENDIZAGEM - Animais Domésticos

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM - Animais domésticos

Este projeto de aprendizagem é uma proposta de trabalho feita através do Curso de Educação Digital – Proinfo/Urbano pelas professoras Carla  e Marilene  na Escola Municipal Prefeito Theodoro Batista Rosas - Ponta Grossa - PR . O tema escolhido pelo grupo foi sobre Animais e o subtema escolhido para ser desenvolvido na Escola Municipal Prefeito Theodoro Batista Rosas é sobre Animais Domésticos. O desenvolvimento deste projeto vai de encontro com o currículo proposto para o 3º trimestre na escola.
O objetivo principal  esta em utilizar recursos tecnológicos como ferramenta pedagógica para o seu desenvolvimento.
Para o desenvolvimento do projeto foram utilizadas as seguintes metodologias: aula expositiva; construção coletiva de gráfico, produção de textos digitalizados (Br.Office Writer), jogos interativos (Software Educativo do Linux/ TuxPaint e Site: http://www.smartkids.com.br) e vídeo do youtube sobre cuidados com os animais (www.youtube.com/watch? v=q7dC_DnY17E).
Através do desenvolvimento do projeto os alunos tiveram um contato direto com a informática. O uso dos computadores fez com que os alunos sentissem mais curiosidade, interesse e motivação para desenvolver as atividades propostas. Este projeto envolveu toda escola, mas os resultados através de fotos, devidamente autorizadas pelos responsáveis dos alunos, são específicos da turma de 2º ano do 1º ciclo B. A experiência deste trabalho representou a possibilidade de uma nova prática pedagógica, estendendo os benefícios das tecnologias existentes, na escola, aos alunos sem ou com o acesso a estas tecnologias. O projeto também contribuiu para tornar o laboratório de informática como mais um recurso pedagógico, ou seja, um desafio que o novo representa, no trabalho educacional.